Hérnia de disco. O que é?

A hérnia de disco é uma lesão sofrida pelos discos que compõem a coluna vertebral.


A coluna vertebral é composta por várias vértebras e discos que se localizam entre as vértebras.

Os discos localizados entre as vértebras têm a função de absorver, amortecer e equilibrar o peso do corpo quando em movimento ou parado, ou simplesmente quando em pé ou sentado.

A partir dos 20 anos de idade os discos começam a sofrer desgastes em sua estrutura e em contato com os fatores biomecânicos como: má postura, desconhecimento da ergonomia no trabalho e em casa, posição sentada prolongada, movimentos repetitivos de curvar a coluna, carregar peso excessivo, ou até mesmo um treino esportivo ou de musculação errados começam a causar dor.

Estima-se que até 80% das pessoas tenham ou vão apresentar dor na coluna lombar durante a vida.

Hrnia de Disco - Tratamento sem remdio ou cirurgia.

No Brasil


Muitos pacientes vem ao consultório com dor no ombro, dor no cotovelo e dor nas mãos, e a causa está no pescoço, outros com dores nas pernas, dores nos joelhos e dores nos pés e a causa está na coluna lombar.

Hoje um dos grandes avanços no tratamento da coluna que tem amenizado principalmente as dores irradiadas (dores que se estendem para mãos ou pernas) é o Método Mckenzie.

Ao contrário do que muitos pensam, o Método McKenzie não se resume a exercícios de extensão. Após uma availação abrangente da coluna e articulações, baseada em princípios sólidos, o fisioterapeuta chega a um diagnóstico mecânico preciso, o que determina o tratamento específico, adequado para cada paciente. De fato, o mais extraordinário, embora menos conhecido, é que o Método McKenzie é antes de mais nada um sistema de avaliação.

Correção Postural


dor lombar, dor no ombro, dor no cotovelo, dor nas maos, pescoco, dores nas pernas, dores nos joelhos, dores nos pes, coluna lombar, tratamento, metodo mckenzie, coluna, fisioterapeuta, correao postural, hernia de discoA maioria dos pacientes, quando bem orientada sobre seu problema, pode se tratar com sucesso.

O componente educacional dá ao paciente informação sobre o seu problema, de acordo com suas preocupações e necessidades; e sobre o papel que o exercício tem na restauração da função normal.

No componente de terapia mecânica ativa, ensina-se ao paciente como fazer os exercícios específicos, as posições e as correções da postura estática e dinâmica que se mostraram, durante a avaliação mecânica, como tendo efeito terapêutico direto.

Os pacientes também aprendem a evitar, durante o tratamento, os movimentos, posturas e atividades que claramente pioram a sua condição.

Para problemas mais complexos, o autotratamento pode não ser suficiente. Nesse caso, o fisioterapeuta treinado no Método McKenzie aplica técnicas complementares de terapia manual (mobilização e manipulação) para acelerar o processo de recuperação.

Perigos da Automedicação

Sentiu dor nas costas, dor nos ombros, ocorre um problema muito comum a automedicação. Com a dor sedada, mascarada, pelo medicamento muitas vezes, estas pessoas continuam a pratica das atividades desencadeadoras da hérnia de disco. A realização de exercícios físicos muito intensos sem orientação profissional provocará o aumento da contusão vertebral, agravando mais e mais a hérnia de disco.


Cuidados Posturais Para Prevenir Hérnia de Disco

dor lombar, dor no ombro, dor no cotovelo, dor nas maos, pescoco, dores nas pernas, dores nos joelhos, dores nos pes, coluna lombar, tratamento, metodo mckenzie, coluna, fisioterapeuta, correao postural, hernia de disco


Atenção

Rigidez após acordar, postura prolongada principalmente a sentada em casa, escritório ou até após dirigir, esconde um problema sério de coluna, que em poucas sessões com a aplicação do Método Mckenzie pode ser revertido, sem que a crise com a dor intensa apareça.

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Saiba mais sobre tratamento eficaz da coluna e irradiada...

Veja os depoimentos...


Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Solicitação de Agendamento

Agende uma avaliao!