Estudo realizado nos EUA e publicado no American Journal of Sports Medicine, mostra que lesões nos joelhos identificadas pelos Exames de imagens, como a Ressonância Magnética (RM), por exemplo, não estão associadas com a maioria dos relatos de dores nos joelhos.

Descobriu-se nos EUA que a Ressonância Magnética mais rotula o paciente como um doente, portador de uma doença, do que ajuda o paciente a resolver o seu problema.

Os achados nos exames de imagens descobriram que muitas lesões não provocam dor, e que a maioria dos desgastes e manifestações degenerativas das articulações do corpo, é normal e natural, e vista em muitas pessoas que sequer tiveram dor no joelho no decorrer da vida.

Tratamento eficaz para a Osteoartrose de Joelho - Método Mckenzie

Estudo mostra a eficácia do Método McKenzie no tratamento da artrose do joelho (Fonte: http://www.researchgate.net/publication/259874978).

Pacientes com osteoartrite (Artrose) de joelho que foram avaliados e tratados com exercícios prescritos com base na avaliação do Método McKenzie tiveram uma melhora considerável das dores e dos movimentos.

A osteoartrose, osteoartrite e artrose definem uma mesma doença que chega a acometer até 30% da população adulta acima dos 50 anos. É uma esperança para milhares de pessoas que passam a ter um tratamento baseado em evidências, para aliviar e abolir as dores no joelho.

Como compreender o que provoca as dores nos joelhos?

É preciso uma avaliação específica para obter um diagnóstico funcional correto. A Fisioterapia Avançada contribui para um entendimento do problema do joelho e da coluna, mostrando que é possível reverter os sintomas de forma rápida, segura e na maioria das vezes sem cirurgia.

Em casos de traumas intensos, é preciso avaliar a condição dos tecidos (cartilagem, meniscos, cápsulas, tendões, etc.) que formam os joelhos, para determinar se a cirurgia é realmente necessária.

Tratamento - Método McKenzie


É importante descobrir se a natureza do problema do joelho é mecânica, ou seja, provocada por um movimento ou uma posição. Os testes de movimentos repetitivos possibilitam uma compreensão maior das conseqüências do trauma direto, da sobrecarga ou torção envolvido na lesão.

A avaliação mecânica de McKenzie utiliza vários testes de movimentos para os joelhos, oferecendo maior confiabilidade diagnóstica.

A maioria dos pacientes, com o conhecimento adequado, pode se tratar com sucesso de um problema nos músculos ou articulações.

Mais informações sobre tratamento: Método McKenzie

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

Segunda à Sexta das 8h às 18h.