A escultura em tamanho real, chamada Emma, foi criada por pesquisadores como parte de um estudo, para ilustrar como um ambiente de trabalho mal configurado e o descuido, pode fazer com que funcionários de escritório mudem fisicamente e visualmente para lidar com o ambiente de trabalho.

O estudo publicado no jornal on-line britânico The Independent, mostra que funcionários de escritório poderiam ficar curvados para sempre em 20 anos. Os trabalhadores também podem acabar com varizes, estômagos arredondados, olhos secos e vermelhos, dor nas costas, pescoço e mudança da postura.

Se as condições de trabalho burocrático atuais não forem corrigidas, a pesquisa sugere que os ambientes de trabalho projetados de maneira inadequada e que exacerbam a postura inadequada, farão com que os trabalhadores vejam as suas costas arquearem após ficarem curvados sobre uma mesa por longos períodos. Surgirão veias varicosas devido à falta de fluxo sanguíneo, devido ao fato de ficarem sentados por longos períodos. Os olhos ficarão vermelhos e secos ao olhar para telas de computador, os pulsos inchados devido a movimentos repetitivos, orelhas e nariz peludo devido à má qualidade do ar e a pele amarelada e irritada com eczema relacionado ao estresse.

A menos que façamos mudanças radicais em nossa vida profissional, como nos mudarmos mais, cuidar de nossa postura em nossas mesas, fazer pausas regulares para caminhadas ou considerar a melhoria da configuração de nossa estação de trabalho, nossos escritórios vão nos deixar muito doentes.

O estudo sugere que 50 por cento dos trabalhadores do Reino Unido entrevistados já sofrem de dores nos olhos, 49 por cento de dores nas costas e 48 por cento de dores de cabeça como resultado direto do seu espaço de trabalho.

O relatório, intitulado The Work Colleague of the Future, revelou que mais de 90 por cento dos trabalhadores de escritório no Reino Unido que sofrem de problemas de saúde relacionados ao trabalho têm mais dificuldade em fazer seu trabalho.

Emma e William Higham. Fellowes

Pesquisadores destacaram que problemas de visão, ganho de peso, dores de cabeça e enxaquecas persistentes eram as principais doenças com as quais os britânicos estavam preocupados.

Para um novo relatório intitulado O Colega de Trabalho do Futuro, uma equipe de especialistas em saúde liderada pelo futurista comportamental William Higham analisou os dados da pesquisa enviados por mais de 3.000 funcionários de escritório na França, Alemanha e Reino Unido.

Foto: DW Science

As porcentagens de funcionários de escritório do Reino Unido que disseram que já sofriam de olhos doloridos (50 por cento), costas (48 por cento) e dores de cabeça (48 por cento) como resultado direto de seu ambiente de trabalho informaram o projeto da doente Emma, que também sofre de eczema relacionado ao estresse , excesso de peso e membros inchados.

O mundo precisa tomar providência sobre esse cuidado, caso contrário, funcionários de ambiente padrão do escritório, de acordo com Higham, estarão caminhando para um futuro repleto de Emmas.

Foto: DW Science

A solução para este problema esta na educação. Educação sobre os ambientes de trabalho dentro do padrão da ergonomia, educação sobre as causas, educação sobre os fatores de riscos, educação sobre a postura, e principalmente, educação de como prevenir tudo isso.

A Fisioterapia Avançada é parte da educação, que vai tornar o funcionário de ambiente de escritórios independente do terapeuta no cuidado da postura e da aplicação dos exercícios terapêuticos preventivos. O funcionário será educado para exercer a melhor prevenção e treinado para executar o mais eficaz autogerenciamento do problema que afeta os músculos, articulações, movimentos, postura e consequentemente sua vida profissional, social e familiar.

Muitos funcionários com dores nas costas, pescoço e irradiada para os membros procuram ajuda quando os sintomas estão agudo, persistente e provocando a incapacidade. É preciso pensar mais na prevenção e educação e procurar ajuda logo no início do problema.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel