O exercício de estender as costas pra trás em pé é denominado extensão da coluna em pé. Ele é realizado da seguinte forma: em pé, mãos na cintura, arquear as costas pra trás de forma suave até onde conseguir. Esse exercício ainda é um tabu para algumas pessoas, e até para muitos profissionais de saúde.

Existem vários benefícios do exercício de estender as costas pra trás em pé, como por exemplo, compensar os movimentos e posições de flexão da coluna, adotados na rotina do dia a dia em casa, no esporte, passeando ou no trabalho. O ato de sentar, ficar sentado e o movimento de abaixar para pegar algo no chão, são considerados posições e movimentos de flexão da coluna lombar.

Uma pessoa adota muito mais movimentos e posições de flexão da coluna no dia a dia (movimento de sentar e abaixar para pegar algo), do que movimentos e posições de extensão. Isso acaba provocando um desequilíbrio nos músculos e articulações da coluna. Os discos e os nervos da coluna sofrem uma deformação maior, quando os músculos e articulações da coluna são afetados por menos movimentos e posições de extensão, e mais movimentos e posições de flexão.

A maioria das dores musculoesqueléticas, como as dores nas costas, por exemplo, é de origem mecânica, física, ou seja, provocada por um movimento ou posição aplicado nos músculos e articulações. A observação dos movimentos de extensão e flexão da coluna, numa avaliação da Fisioterapia Avançada, pode ser um caminho para a compreensão das diversas dores na coluna e irradiada para braços e pernas, provocadas pelos movimentos aplicados e posições adotas pelo corpo no dia a dia.

Estudo realizado por pesquisadores japoneses e publicado no Journal of Orthopaedic Science, mostrou que o exercício de extensão em pé foi eficaz na melhora ou prevenção da dor lombar, e na diminuição de visitas ao médico por dor lombar.

Os exercícios de extensão impedem a progressão natural da cifose (corcunda), que se refere a uma coluna com curvatura anormal, que pode não apresentar nenhum sintoma, apenas um arredondamento acentuado das costas para frente. A cifose grave pode causar dor e ser desfigurante, que em mulheres mais idosas muitas vezes está relacionada à osteoporose, diz estudo publicado no Springer Journals.

Vejam alguns benefícios dos exercícios de extensão de coluna:

Melhora a postura e as curvas das costas, prevenindo as dores da coluna e irradiada;

Compensa a atitude postural do nosso cotidiano;

Impede a progressão natural da cifose (corcunda - coluna com curvatura anormal - hipercifose).

Impede a inversão e a retificação da curva lombar e do pescoço;

Fortalece a musculatura das costas;

Melhora a flexibilidade dos músculos e articulações da coluna;

Aumenta a capacidade de coordenar o movimento pela região lombar.

Ajuda a liberar determinadas compressões nervosas;

Oferece menos compressão dos discos e nervos que os exercícios de flexão de coluna;

- Por diminuir a pressão dos discos e nervos, melhorar a flexibilidade e fortalecer os músculos e articulações das costas, previne a osteoporose;

Diversos estudos mostram que pessoas que fortalecem regularmente os músculos extensores das costas, sofrem significativamente menos fraturas relacionadas à osteoporose; do que as que não o fazem.

Os exercícios de extensão ajudam a aumentar a massa óssea, protegendo melhor de uma queda ou outro trauma.

Tratamento - Método McKenzie

A maioria dos pacientes, quando dispõe da informação confiável sobre a sua dor musculoesquelética, pode se tratar com sucesso.

O método McKenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica (em inglês Mechanical Diagnosis and Therapy MDT) foi criado pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie por volta de 1956, que se especializou no tratamento dos distúrbios musculoesqueléticos que atingem a coluna e os membros (braços e pernas).

Estudos mostram que dores nas costas são reversíveis em mais de 70% dos casos, sem remédios ou cirurgia.

Tratamento eficaz

A metodologia da Fisioterapia Avançada possibilita estimular, educar e habilitar o paciente para praticar de forma competente o autocuidado e autotratamento, visando assim, não apenas a solução dos sintomas atuais, mas também a prevenção, a longo prazo, da incidência de novas crises.

O Método McKenzie não visa apenas a solução dos sintomas atuais, mas também a prevenção, a longo prazo, da incidência de novas crises.

Além de ser um tratamento rápido, eficaz e seguro, visto que geralmente são necessárias poucas sessões (5 a 7 sessões) para o alivio dos sintomas, o paciente pode fazer exercícios em casa ou no trabalho, evitando as idas ao consultório do fisioterapeuta.

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

.

.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel