Estudos mostram que a maioria das dores musculoesqueléticas é de origem mecânica, ou seja, provocada por um movimento ou posição aplicado nos músculos e articulações.

Posies que afetam a coluna, flexes repetidas

Segundo o fisioterapeuta Robin Mckenzie existem dois fatores importantes do estilo de vida que predispõem a dor lombar 1. A postura ruim de sentar; 2. A freqüência com que se realiza a flexão da coluna, ou seja, flexões repetitivas (arquear a coluna para frente). Estes dois comportamentos mantidos no dia a dia parecem ter uma associação próxima com o desenvolvimento da dor na coluna lombar.

Algumas dores na coluna lombar são causadas por diversos outros fatores, e quase toda dor lombar é agravada e perpetuada pela postura ruim de sentar.

Os fatores de riscos como a posição ruim de sentar e as flexões repetidas, quando combinados, levam á perda da extensão (costas para trás), movimento contrário.

Alguns estudos importantes indicam que a maioria das dores na coluna é causada por deformações ou deslocamentos do disco vertebral, uma espécie de amortecedor localizado entre as vértebras.

Posies que afetam a coluna, sentar por longos perodos do dia sem pausas


A principal estrutura da coluna, que suporta todo o peso do corpo parado ou em movimento, é o disco vertebral. O mais curioso da história da dor na coluna lombar é que muitos pontos dolorosos se manifestam distantes e são muitas vezes confundidos com dores musculares, tendinites, bursites, fibromialgias, distensões, etc.

Posies que afetam a coluna e comprometem os discos vertebrais causando dor

Na postura sentada, quanto mais à coluna lombar (coluna baixa) aproxima da cifose (postura relaxada quadril para frente da cadeira), maior é a pressão dos discos, e quanto mais à coluna se aproxima da lordose (postura correta quadril para trás e apoiada no apoio das costas), menor é a pressão dos discos.

No estudo realizado pelo pesquisador Dr. Alf Nachemson, MD, foi descoberto que a maior pressão intradiscal era aplicada sobre os discos da coluna lombar quando uma pessoa se encontra na posição sentada e enquanto se inclina para frente mantendo o peso.

Desde o levantar da cama pela manhã até voltar para a cama a noite, as pessoas estão predominantemente realizando movimento de flexão da coluna (costas arqueadas para frente), e raramente estendidas.

A coluna lombar em lordose promove diminuição na pressão intradiscal, portanto uma cadeira com apoio na região lombar e inclinação do encosto em 100 seria a mais adequada. (NACHEMSON, 1975).

O simples fato de uma pessoa passar da postura em pé para a sentada aumenta em aproximadamente 35% a pressão interna no disco vertebral, como também nas estruturas próximas, como ligamentos, articulações e nervos, mesmo que a pessoa fique sentada nas melhores condições possíveis. Os desgastes dos discos é inevitável bem como o aparecimento dos problemas lombares. (ZAPATERA et al, 2004; NACHEMSON,1975; BRACCIALLI E VILARTA, 2000).

A dor na coluna lombar atinge 80% da população ao longo da vida, é considerada a segunda causa mais frequente de dor, perdendo apenas para a dor de cabeça.

São mais de 45 causas de doenças da coluna, além de outras bem próximas que apresentam sintomas na própria coluna. As pessoas não têm que viver com dor nas costas e se conhecerem mais sobre o seu problema as chances de ficarem livres desse sofrimento serão maiores.

Um tratamento eficaz para dor na coluna é aquele que consegue mapear toda a história da disfunção musculoesquelética, apresentando o caminho contrário para restabelecer o movimento normal e abolir os sintomas. A Fisioterapia Avançada se apresenta como a maior ferramenta para conter os inúmeros casos de lesões na coluna e o método Mckenzie se diferencia por apresentar uma forma de tratamento eficiente, seguro, realizada em poucas sessões, sem remédio ou cirurgia.

O que ocorre afinal com a coluna vertebral quando submetida a determinadas posturas e movimentos no dia a dia?

Um vídeo de animação educacional mostra os resultados de um estudo sueco realizado em 1970 pelo ortopedista Alf Nachemson, que conseguiu pela primeira vez medir a pressão do disco vertebral localizado na coluna lombar (coluna baixa), quando o corpo é submetido a determinadas posições como sentar, deitar, ficar em pé ou simplesmente carregar um objeto.

Confiram logo abaixo o vídeo

As imagens do vídeo falam tudo que você precisa saber, mas você pode escolher a legenda, pois o vídeo está em inglês. Veja como:

1) Clique no ícone abaixo que o mouse mostrar Ativar legendas que aparece na barra inferior do vídeo.

Dicas para colocar a legenda no vdeo do youtube

2) Clique na barra Inglês legendas automáticas e selecione o seu idioma Português ou mais tantos outros.

Dicas para colocar a legenda no vdeo do youtube

3) Escolha na barra inferior do vídeo o idioma...

Dicas para colocar a legenda no vdeo do youtube

4) Após escolher o idioma clic em OK e assista ao vídeo com a legenda escolhida.

Dicas para colocar a legenda no vdeo do youtube


Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.


Posições do corpo que afetam a coluna vertebral e os discos - Tudo Que Você Precisa Saber - Nabil Ebraheim, MD.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

Segunda à Sexta das 8h às 18h.