A primeira pista é se você sente dor nas costas ao acordar. A segunda pista é se você se pega acordando com mais frequência ou se revirando tentando dormir. A terceira pista é observar se o seu colchão perdeu consideravelmente a densidade inicial. Mesmo que você não tenha dores nas costas, o ideal é substituir o colchão a cada 8 anos em média.

Dois estudos, um realizado na Espanha e publicado no Sleep Health e o outro publicado na revista The Lancet em 2003, chegaram a mesma conclusão em relação à densidade ideal dos colchões. Nem os colchões muito duros (tipo ortopédico), nem os colchões muito macios promovem uma boa noite de sono ou melhora da dor nas costas ao acordar pela manhã, concluíram os pesquisadores.

O estudo espanhol mostrou que aqueles que dormiram em um colchão firme médio (classificação 5,6 em uma escala de 10 pontos difíceis) tiveram menos dor nas costas e incapacidade do que aqueles que dormiram em um colchão firme (2,3 na escala).

O colchão firme pode adaptar melhor as curvas da coluna, e o colchão macio ou duro pode não ajudar com essas adaptações.

À medida que uma pessoa vai deixando a sua dor nas costas sem tratamento, e ignora a perda de movimento para fazer as cosias mais simples do dia a dia, como agachar em casa, carregar um peso de leve e médio, por dor ou por medo de realizar, os discos e tecidos da coluna deixam de receber a carga necessária para manter a sua hidratação e nutrição normal e natural.

A perda da hidratação e da nutrição discal vai provocar um ressecamento e restrição dos movimentos da coluna.

Disco Vertebral

A rigidez ou perda da flexibilidade da coluna vai provocar uma diminuição da capacidade de uma pessoa se adaptar numa densidade de colchão (lombar) ou do travesseiro (pescoço). É preciso buscar ajuda de um fisioterapeuta para resolver primeiro o problema de coluna para sair da romaria para encontrar o travesseiro e colchão adequados. Fica a dica.

A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado sobre as suas dores de coluna, pode SE tratar com sucesso, sem riscos, sem remédio, pomadas, injeções ou cirurgia.

A palavra chave de um tratamento de sucesso para dores nas costas é educação. Educação sobre as causas corretas, educação sobre o exercício específico e postura e, educação sobre prevenção, que evitará as futuras dores.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

(11) 94070-3983

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel