Sim. O movimento repetitivo, sobrecarga e má postura são fatores biomecânicos que levam a disfunção musculoesquelética e que provocam muitas lesões em atletas.
 

A disfunção muscular e articular é caracterizada por uma anomalia no funcionamento das suas estruturas.


Os ligamentos, as fascias musculares, menisco, cartilagem, nervos, discos vertebrais e tendões são as estruturas dos músculos e articulações que sofrem com os traumas diretos (com contato), ou traumas indiretos (sem contato) sofridos pelos atletas.
 

O movimento, por exemplo, é uma das funções mais importantes dos músculos e articulações, qualquer perda dessa atividade pode levar ao aparecimento dos sintomas de dor, formigamento, dormência, queimação, pontada, choque, etc. 
 

O movimento repetitivo realizado por um atleta no momento do jogo deve estar em sintonia com o melhor aproveitamento do seu gesto esportivo. Dessa forma os músculos e articulações serão mais eficientes na realização dos movimentos.

A perda do movimento normal, livre e desempedido predispõe ao aparecimento da disfunção, ou seja, limitação ou bloqueio da articulação. Essa disfunção na maioria das vezes é provocada por microtraumas sofridas pelas estruturas dos músculos e articulações, causados por um esforço excessivo, movimentos repetitivos, má postura, levando a lesão do atleta.


Quando o atleta sofre uma lesão articular ou muscular é preciso investigar para identificar a causa e a origem do problema e assim iniciar uma reabilitação correta. É através da disfunção encontrada que a terapia mecânica estabelece o seu diagnóstico, revertendo assim o problema o mais rápido possível.

É importante descobrir se a natureza da disfunção articular e muscular é mecânica, ou seja, provocada por um movimento ou uma posição. Os testes de avaliação funcional possibilita uma compreensão maior das conseqüências do trauma direto, da sobrecarga ou torção envolvida na lesão.


O método McKenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica é eficaz por oferecer maior confiabilidade diagnóstica.


A maioria dos pacientes, com o conhecimento adequado, pode se tratar com sucesso de um problema nos músculos ou articulações.


Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

Segunda à Sexta das 8h às 18h.