Oi, gostaria de agendar uma consulta!

Campinas/SP
São Paulo/SP

Por que o exame de imagem solicitado inadequadamente para dor nas costas, pode causar mais mal do que bem?

1. Exame de imagem solicitado inadequadamente pode levar pacientes com dor nas costas a diagnósticos incorretos, decisões de gerenciamento inapropriadas, cirurgia potencialmente desnecessária, resultados ruins de dor nas costas;

2. Exame de imagem solicitado inadequadamente pode levar a Rotulagem do paciente, ou seja, a taxar o paciente como um doente.

3. Exame de imagem solicitado inadequadamente pode mudar o comportamento de pacientes, criando diversas crenças errôneas sobre os achado de imagem;

4. Exame de imagem solicitado inadequadamente leva a maiores custos financeiros, sociais, psicológicos e físicos;

5. Exame de imagem solicitado inadequadamente não influencia o tratamento.

6. A ressonância magnética da coluna na atenção primária muitas vezes leva à avaliação cirúrgica - mas a ressonância magnética não consegue discriminar os casos cirúrgicos dos não cirúrgicos (You et al. 2012).

O que fazer?

Não entre em pânico se os seus exames de imagem mostrar problemas com seus discos; são simplesmente mudanças normais que ocorrem a partir dos 20 anos de idade.

Qual o caminho a seguir?

Aqui estão alguns fatos importantes sobre imagens médicas que você deve estar ciente para evitar ser enganado por seu raio-X ou exame de diagnóstico.

Coluna lombar - região lombar

Está bem estabelecido que a maioria dos achados de imagem, particularmente as alterações degenerativas, se correlaciona mal com a apresentação clínica. Estudos mostram que a degeneração do disco lombar está presente em 40% dos indivíduos com menos de 30 anos e em mais de 90% das pessoas entre 50 e 55 anos.

Outro estudo mostrou que entre os adultos jovens saudáveis de 20 a 22 anos sem dor nas costas, 48% tinham pelo menos um disco degenerativo e 25% tinham disco protuberante.

Os principais médicos do Departamento de Neurocirurgia da Califórnia recomendam fortemente CONTRA o uso rotineiro de ressonância magnética para dor lombar, pois eles NÃO TÊM NENHUMA LIGAÇÃO entre as alterações degenerativas vistas em raios-x ou ressonância magnética e dor lombar.

O caminho eficaz para tratar a sua dor nas costas

Nos EUA, os fisioterapeutas são cada vez mais o principal contato clínico dos pacientes com dor lombar. Existe evidência que a ressonância magnética não contribui com os melhores resultados dos pacientes com dor lombar, muito pelo contrário, a sua prescrição desnecessária em casos de dor lombar contribui com prováveis aumentos de taxas de cirurgias.

Os fisioterapeutas têm um importante papel em educar o paciente e colegas médicos sobre o apropriado uso do exame de imagem e a integração dos achados no contexto global da função musculoesquelética do paciente com deficiência. A abordagem adequada do tratamento de coluna pelo fisioterapeuta e médico vai reduzir o uso inadequado da ressonância magnética, diminuir os custos, e fornecer melhores resultados aos pacientes.

Diagnósticos errados podem levar a cirurgias desnecessárias de coluna

Mais de 70% das hérnias de disco não provocam dor, isso significa dizer e cada 10 amigos com hérnia de disco, somente 3 reclamam de dores na coluna. A hérnia de disco é uma fissura (manifestação de desgaste) normal e natural que ocorre no disco da coluna, observado no exame de ressonância magnética. A maioria das dores musculoesqueléticas, em especial, a dor na coluna, é de origem mecânica, ou seja, provocada por um movimento e posições aplicados nos músculos e articulações.

Alguns estudos mostram que a partir da hora que o paciente passa a ter conhecimento de uma lesão na coluna como a hérnia de disco, por exemplo, apresentada pela ressonância magnética, muitos pacientes podem realmente diminuir o autocuidado com a postura, criar crenças, medo do problema, predispondo a cronicidade.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Fonte: Bodywise Health

🚨 AGENDE A SUA CONSULTA ON-LINE (POR VÍDEO | WHATSAPP) OU PRESENCIAL. LIGUE JÁ NO TEL.: 19 3308-6330, ou pelo WhatsApp: https://wa.me/message/PW4QUVXGCCKOP1 - (+55 19 98601-1281).

.

Fique livre das dores na Coluna e irradiada para as pernas e braços. Faça a Fisioterapia Avançada.

.

MAIS INFORMAÇÕES: 👇👇👇

1 - YouTube:
https://www.youtube.com/@PensandoSaudeBr/videos

2 - Instagram:
https://www.instagram.com/drabnel.alecrim/

3 - Facebook:
https://www.facebook.com/PensandoSaude

4 - TikTok:
https://www.tiktok.com/@user958546231352

5 - Twitter:
https://twitter.com/drabnelalecrim

6 - Linkedin:
https://www.linkedin.com/company/3113355/admin/feed/posts/

7 - Site 1:
https://abnelalecrim.com.br/

8 - Site 2:
https://dornacoluna.fst.br/fisioterapia-avancada/metodo-mckenzie.html

9 - Site 3:
https://pensandosaude.com.br/fisioterapia-avancada/metodo-mckenzie.html

Deixe seu recado:

X