Segundo o estudo realizado pela Abim Foundation/Choosing Wisely Internacional, EUA, a cada exame realizado ou remédio ingerido, a sensação é de que estamos colocando a nossa saúde nos trilhos. Mas isso nem sempre é verdade, pois, os próprios procedimentos e medicamentos podem trazer prejuízos os quais, muitas vezes, não valem os possíveis benefícios.

É importante provocar uma reflexão sobre coisas que são feitas, mas não deveriam ser feitas naquela intensidade. E são exatamente as evidências científicas, ou a falta delas, que trazem essa reflexão, explica Luis Claudio Lemos Correia, professor adjunto da Escola Bahiana de Medicina e um dos fundadores do movimento no Brasil.

Nos Estados Unidos, estima-se que entre 10% e 30% de todos os procedimentos realizados sejam desnecessários, de acordo com estudos do Dartmouth Atlas Project. No Brasil esses números são semelhantes diz o infectologista e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Dr. Felipe Francisco Bondan Tuon.

"Em menos de um ano, mais de 70 milhões de consumidores americanos (EUA) receberam conselhos práticos sobre exames e tratamentos médicos que geralmente são usados em excesso ou inapropriados", disse James A. Guest, JD, presidente e CEO da Consumer Reports.

Confira as recomendações que geram o maior número de exames e procedimentos desnecessários, e que podem trazer prejuízos para os pacientes e para o sistema de saúde?

1. O uso de antibióticos em pacientes com infecções respiratórias superiores;
2. Exames de imagem para dor lombar inespecífica;
3. Exames de imagem para dores de cabeça sem complicações ou estáveis;
4. Teste de vitamina D em adultos de baixo risco;
5. Exames de sangue completos repetitivos.

O exame de imagem para dor lombar inespecífica, ou seja, para dores na coluna que não se consegue identificar a sua causa com exatidão, está entre os exames de imagem mais realizados de modo desnecessário.

A dor lombar é a causa de incapacidade mais comum entre todas as disfunções existentes, e cerca de 90% da população tem ou terão dor nas costas durante a vida.

A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado sobre o seu problema de saúde, pode se tratar com segurança, sem riscos e prejuízos.

👔 🎓 Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Fonte: Abim Foundation/Choosing Wisely Internacional.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel