Mito. A causa da dor nas costas é desconhecida em mais de 70% dos casos. Mesmo com os exames de imagem de Ressonância magnética ou raio X mostrem e confirmem que um disco está danificado, você pode não precisar de cirurgia.

Estudos de ressonância magnética mostram que, quando uma hérnia de disco aparece (protuberâncias ou rupturas discais), a área danificada do disco geralmente melhora por conta própria depois que o tempo passa. Após seis semanas, 90% dos discos com hérnia terão melhorado gradualmente e sozinhos.

A maioria dos especialistas deveria recomendar de forma correta o tratamento sem cirurgia como primeiro passo, como a Fisioterapia, por exemplo. Se a dor nas costas não melhorar com a fisioterapia, em últimos casos pode ser recomendada. Infelizmente o tratamento de coluna vem sendo realizado de forma errada no mundo, diz a revista The Lancet. O repouso, analgéscico, opióides e exames estão sendo prescritos desnecessariamente.

A Fisioterapia é o caminho para evitar a cirurgia de coluna

Nos EUA, os fisioterapeutas são cada vez mais o principal contato clínico dos pacientes com dor lombar. Existe evidência que a ressonância magnética não contribui com os melhores resultados dos pacientes com dor lombar, muito pelo contrário, a sua prescrição desnecessária em casos de dor lombar contribui com prováveis aumentos de taxas de cirurgias.

A Fisioterapia não deve ser ignorada

Os fisioterapeutas têm um importante papel em educar o paciente e colegas médicos sobre o apropriado uso do exame de imagem e a integração dos achados no contexto global da função musculoesquelética do paciente com deficiência.

A abordagem adequada do tratamento de coluna pelo fisioterapeuta e médico vai reduzir o uso inadequado da ressonância magnética, diminuir os custos, e fornecer melhores resultados aos pacientes.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

.

Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.

.

Agende a sua Avaliação pelo WhatsApp

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

(11) 94070-3983

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel