Uma das mais prestigiadas revista científica do mundo, The Lancet, alerta para o impacto do incômodo, e aponta que médicos têm prescritos exames e remédios geralmente desnecessários. A conclusão do estudo, é que médicos e pacientes estão cometendo um erro atrás do outro no tratamento da dor nas costas.

Remédio para dor nas costas

Em muitos países foram encontrado abuso na prescrição de opioides, uma classe de remédio muito forte que, quando mal prescrito causa muitos efeitos colaterais e leva o paciente a dependência. Anti-inflamatórios e analgésicos podem provocar danos no corpo quando usa por longos períodos.

O médico pode até prescrever analgésicos e anti-inflamatórios para dor nas costas que ajudarão por um curto período de tempo, mas não resolverá o problema e o paciente precisa saber disso. Diante dessa informação é preciso encaminhar o paciente para um tratamento baseado nas diretrizes existentes.

O caminho baseado nas diretrizes correta de tratamento

A conclusão do estudo é que médicos e pacientes estão cometendo um erro atrás do outro, e não estão seguindo as diretrizes de tratamento corretamente. O Caminho correto para o tratamento da dor nas costas segundo o estudo, é baseado na educação do paciente, tirar os seus medos, indicar Fisioterapia, orientá-lo a ficar ativo, e explicar que a dor nas costas não é uma doença, mas um sintoma que pode estar associado a consequências do seu comportamento e a diversos fatores de risco agravantes, como a postura, o estresse, ansiedade, depressão, noites mal dormida e o desconhecimento sobre o problema de coluna.

Exame de imagem

O médico pode até prescrever o exame de imagem para dor nas costas, mas isso não vai ajudar o paciente a entender o problema dele, muito menos na escolha de qual tratamento fazer. O exame de imagem não vai influenciar em nada o tratamento, e a ciência descobriu que as alterações encontradas na coluna são iguais a cabelo branco e ruga, todo mundo vai ter um dia.

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Fonte: The Lancet

SAIBA MAIS SOBRE A FISIOTERAPIA AVANÇADA

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel