Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto precisa dar pelo menos 10 mil passos por dia, para ser considerado fisicamente ativo. A meta parece difícil a primeira vistas, mas é possível de ser cumprida, pois, as atividades do dia a dia somam-se a uma caminhada programada em ritmo moderado. É uma forma de abandonar a inatividade e começar a praticar uma atividade física regular.

Estudo publicado na British Journal of Sports Medicine, EUA, descobriu que As intervenções que usam rastreadores de atividade, melhoram os níveis de atividade física e a mobilidade entre os idosos em comparação com o controle.

Especialistas dizem que fazer caminhada moderada por 30 minutos diariamente (entre 3000 e 5.000 passos), evitar ficar sentado o restante do dia, junto com outros 5000 passos que podem surgir com as atividades de vida diária, vão completar os 10.000 passos ou mais, necessários para promover diversos benefícios à saúde como a perda de peso, controle da hipertensão, níveis de açúcar e colesterol, e prevenção de doenças cardíacas, dor crônica e incapacidades.

Outro estudo publicado na International Journal of Obesity, EUA, descobriu que o maior tempo gasto em postura sedentária, como sentar por longos período diários, está significativamente associado a maior risco cardivascular e aumento da circunferência da cintura (mais barriga).

A dor nas costas, principal causa de incapacidade no mundo, a idade, e não procurar um bom fisioterapeuta, tendem a desestimular as pessoas a se movimentarem. Manter-se ativo e praticar uma atividade física regular, como uma caminhada, por exemplo, ajuda a conter a perda de massa muscular, massa óssea e a prevenir diversas doenças crônicas não transmissíveis e evitáveis na vida.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Fonte:

- O que a ciência realmente diz sobre dar 10.000 passos por dia.

- O tempo gasto em postura sedentária está associado à circunferência da cintura e risco cardiovascular.

- Especialistas revelam quantos passos você precisa tomar em um dia para perder peso.

- Efeito das intervenções usando rastreadores de atividade física na atividade física em pessoas com 60 anos ou mais.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

(65) 4141-0529

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel