Estudos mostram que cruzar a perna é um hábito causado pela adaptação e compensação do corpo, para contrapor a permanência duradoura numa mesma posição.

As mulheres costumam sentar-se com as pernas cruzadas, é preciso ficar atento para não abusar desse hábito e prejudicar a saúde. O processo adaptativo do corpo sugere que sentar com as pernas cruzadas leva a uma mudança da postura mais acentuada em pessoas com dor nas costas.

Pernas cruzadas podem desalinhar a coluna vertebral por causa do movimento na região pélvica ou do quadril. Pode ser uma coincidência, mas, mulheres tem mais problema de quadril do que homens. O comportamento de cruzar as pernas pode estar escondendo um problema maior musculoesquelético, de comprometimento da coluna e do quadril.

É improvável que uma pessoa cause qualquer dano duradouro simplesmente cruzando as pernas enquanto está sentado. Sentar é mais prejudicial para o corpo e para a postura, e sentar ininterruptamente está associado ao sobrepeso, hipertensão e ao aumento do açúcar no sangue, muito mais do que cruzar as penas que pode afetar as costas e o quadril.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.

.

Agende a sua Avaliação pelo WhatsApp

.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

(11) 94070-3983

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel