A coluna torácica ou dorsal é formada por doze vértebras, localizada no meio das costas entre a coluna cervical (pescoço) e a coluna lombar (costa baixa). A cifose é uma leve curva para a frente da coluna torácica, é natural e observada em todas as pessoas.

Quando a curva normal da coluna torácica (cifose) aumenta damos o nome de hipercifose. A hipercifose torácica é conhecida também como coluna corcunda, caraterística visível da curva exagerada na região da coluna torácica. Quando a curvatura é exagerada e acima dos 60 graus e a pessoa ainda está em fase de crescimento ósseo, é indicado o uso de colete ortopédico.

Se você tem dor na coluna torácica é melhor tratar, pois, o corpo fará de tudo para compensar esse sofrimento, mesmo que tenha que arquear a coluna para frente para aliviar a dor e o sofrimento que não passa.

A causa mais frequente do aumento da cifose é a má postura, o desuso e o mau uso dos músculos e articulações. Mudanças de hábito, prática de exercícios e fisioterapia são as opções de cuidados e tratamento mais eficazes para solucionar a maioria dos casos de hipercifose.

Você tem dor na coluna torácica? Saiba mais...

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Fonte: Uol: Viva Bem

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

Segunda à Sexta das 8h às 18h.