Crédito: Getty Images

A ciência já tinha mostrado que a incapacidade provocada pela dor nas costas pode provocar a morte prematura. Agora um novo estudo publicado na Annals of Internal Medicine, uma das revistas médicas de especialidades mais citadas e influentes do mundo, mostrou que tanto o tempo total de horas que uma pessoa passa sentado no dia, como também, o seu acúmulo em períodos prolongados e ininterruptos, estão associados a todas as causas de mortalidade.

Todo aquele tempo diário sentado, sem pausas e sem caminhadas em casa ou no trabalho, pode ter um impacto significativo na saúde de uma pessoa. O estudo envolveu quase 8.000 adultos com 45 anos ou mais, e encontrou uma relação direta entre o tempo que uma pessoa passa sentado e um maior risco de morte precoce.

"Os pesquisadores descobriram que o risco de morte dos participantes cresceu junto com o tempo total sentado e os períodos ininterruptos sentado, independente da idade, sexo, raça, IMC - e até mesmo os hábitos de exercício."

“Aqueles que sentaram por mais de 13 horas por dia, tiveram um risco 200% maior de morte em comparação com aqueles que sentaram por menos de 11 horas por dia. Por outro lado, aqueles que frequentemente davam pausas de menos 30 minutos, tiveram um risco 55% menor de morte em comparação com participantes que normalmente ficavam sentados por mais de 30 minutos seguidos.”

Pessoas que se sentaram por menos de 30 minutos de cada vez, tiveram o menor risco de morte prematura. Essa foi à notícia boa encontrada.

O estudo foi o maior há vincular o tempo sedentário medido objetivamente e os padrões sedentários com o risco de mortalidade.

Segundo os especialistas, manter-se ativo ou praticar alguma atividade física no dia a dia deve ter como objetivo, reduzir e interromper o tempo de inatividade para reduzir o risco de morte.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Fonte:
- Science Daily
- The Sun
- AJC News

.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel