Conheça a origem da maioria das dores nas costas, o disco vertebral. O mau funcionamento do disco vertebral é uma das causas mais comuns de dor lombar e cervical.

A coluna vertebral é composta por várias vértebras (ossos) e discos (tecido fibroso e cartilaginoso) que se localizam entre as vértebras. Os discos localizados entre as vértebras têm a função de ABSORVER, AMORTECER e EQUILIBRAR o peso do corpo quando em movimento ou parado.

Os dois componentes básicos do disco vertebral são o anel fibroso / cartilaginoso (parte externa) e o núcleo pulposo / gelatinoso (parte interna).

Os discos não possuem vasos sanguíneos. Desse modo, dependem dos movimentos e posições para receber água e substâncias nutritivas. Isso é semelhante a uma esponja molhada que é comprimida e diminui de volume, perdendo a água. Com a descompressão, aumenta novamente de volume, absorvendo água.

A nutrição dos discos ocorre pelas compressões e descompressões alternadas no dia a dia. É dessa forma que os discos se mantem alimentados e hidratados.

Estudo realizado na Espanha relaciona dor nas costas com falta de nutrientes na coluna

O estudo descobriu que a pressão exercida sobre os discos da coluna pelo levantamento excessivo de peso, pode danificá-los ao reduzir o fluxo de nutrientes até eles.

Os cientistas descobriram que as pressões excessivas nos discos influenciam negativamente em sua nutrição, e essa alteração nutricional pode acarretar em doenças degenerativas. Um dos autores do estudo, Jerome Noailly, diz que a pesquisa mostrou que a redução dos nutrientes nos discos está associada a dores de coluna.

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Fisioterapia Avançada - Método Mckenzie

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

Segunda à Sexta das 8h às 18h.