Segundo a associação britânica de fisioterapeutas Chartered Society of Physiotherapy, há muitos mitos sobre o que provoca e o que pode agravar a dor nas costas. Esses mitos, por sua vez, geram medos infundados e exagerados, como por exemplo, o medo de nos movimentarmos quando sentimos dor. O problema, explicam os fisioterapeutas, é que o medo e a evitação dos movimentos pode levar à piora no estado do paciente com dor lombar aguda e crônica.

É preciso combater a desinformação sobre o tema, com mais conscientização e educação pública, em termos de crenças errôneas sobre dor na coluna.

Estudos mostraram segurança e benefícios, em longo prazo, de vários tipos de exercícios, incluindo o treinamento com pesos.

Ao levantar um objeto leve ou pesado, o mais importante é a maneira como você levanta, e não apenas o peso que está levantando. Ao levantar algo, tente estar o mais próximo possível, agachando-se para fazer o levantamento. Dobre os joelhos, use as pernas para levantar. É importante saber que manter-se ativo é o melhor remédio para dor nas costas.

A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado sobre o seu problema de coluna, pode se tratar com sucesso.

Manter-se ativo e educação em dor é a melhor forma de tratar a dor nas costas aguda e crônica, e o exercício precisa ser adaptado a cada caso por um profissional fisioterapeuta. (The Lancet)

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

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