O desuso e os hábitos posturais ruins, associados ou não a dor musculoesqueléticas, contribuem para o aparecimento de contraturas, artrose e osteoporose nos músculos e articulações (Akeson et al. 1987; Bland 193; Videman 1987). Todas essas mudanças fisiológicas no corpo reduzem a amplitude de movimento disponível. As dores e rigidez associadas a uma limitação prematura do movimento da articulação são vistas como parte do processo degenerativo (Mc Carty et al. 1995; Tlre Lreld nd Corrien 1988).

As manifestações degenerativas que atingem os músculo e articulações do corpo, é uma das causas mais comuns de dor na coluna e irradiada, e também muito incompreendida. É uma condição progressiva, muito ameaçadora e que provoca as dores persistente e incapacitante.

A discopatia degenerativa, artrose e o bico de papagaio são as manifestações degenerativas mais comum que atinge a coluna vertebral.

Estudos mostram que o medo da dor e a evitação do movimento é uma crença que contribui para o aumento da incapacidade física e alterações do humor, em pacientes com dor lombar crônica (Vieira and Pimenta, 2016).

Evitar o movimento e temer a piora da dor nos músculos e articulações é responsável por diminuir a flexibilidade do corpo ao longo dos anos.

Confira as dicas confiáveis e valiosas sobre os cuidados com a postura, ergonomia e conheça os benefícios e vantagens do tratamento com a Fisioterapia Avançada .

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Solicitação de Agendamento

Agende uma avaliação!