O esporão do calcâneo (Espícola óssea no calcanhar) se caracteriza por um crescimento ósseo no calcâneo, na planta do pé, no meio do pé e na concavidade do pé (Fasceíte Plantar).


esporao de calcaneo, fisioterapia, rpg, dor, inflamao, dor no pe, coluna lombar, coluna vertebral, tratamento, dor no calcaneo

Tratamento

O tratamento inicial consiste em diminuirmos o atrito da região da planta do pé, por meio de procedimentos da Fisioterapia, com exercícios de RPG - Reeducação Postural Global e Ultrassom para ajudar à aliviar a dor e diminuir a inflamação.

Os exercícios de alongamento e fortalecimento muscular também são importantes no tratamento para melhorar a pisada. Lembre-se, o atrito aumenta na região plantar sempre que aumentamos o peso, não fazemos alongamentos e para piorar usamos sapatos desconfortáveis.

É muito importante investigar se a causa da dor no pé não tem origem na coluna lombar, como muitas dores irradiadas proveniente da coluna vertebral.


Mitos e Verdades

- O esporão não ocorre na fascia plantar(planta dos Pés) e sim no tendão do músculo (flexor curto dos dedos, profundo e vizinho da fascia).

- Apenas 50% das pessoas com inflamação na planta dos pés (fasceíte) tem esporão e 10% das pessoas tem esporão, apesar de não sentirem dor no calcâneo, assim via de regra, não se indica hoje a cirurgia do esporão.

- Somente 5% dos pacientes têm indicação cirúrgica, principalmente aqueles que não conseguiram obter uma melhora com o tratamento conservador.

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

Saiba mais sobre Dor na Coluna e Irradiada para as pernas e pés...

Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.


Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Solicitação de Agendamento

Agende uma avaliao!