A manutenção da atividade e hábitos posturais por toda a vida tem um papel na determinação definitiva da amplitude de movimento. Movimentos que não são realizados regularmente tendem a diminuir. Quando os movimentos do corpo estão envolvidos com a dor, a diminuição da flexibilidade se torna maior ao longo dos anos.

Estudos mostram que o medo da dor e a evitação do movimento é uma crença que contribui para o aumento da incapacidade física e alterações do humor, em pacientes com dor lombar crônica (Vieira and Pimenta, 2016). Evitar o movimento e temer a piora da dor nos músculos e articulações é responsável por diminuir a flexibilidade do corpo ao longo dos anos.

A perda da flexibilidade do corpo é provocada pelo desuso, pelos hábitos posturais ruins, pelo medo da dor e evitação do movimento, e não somente pelo envelhecimento.

Manter o corpo flexível e sem dor, aumentam as perspectivas de vida, minimizam os efeitos dos desgastes e degenerações nos músculos e articulações provocados pelo envelhecimento, possibilitando uma melhor qualidade de vida ativa.

Fisiologistas renomados e todo o mundo estimam que mais da metade do que nós corretamente conhecemos como sendo normalmente do envelhecimento, é um fenômeno de desuso (O’Brien Cousins, 1998). Há evidência abundante que indivíduos mais velhos podem positivamente afetar a sua mobilidade e função física, revertendo os efeitos de uma vida sedentária e se tornando mais ativos (O’Brien Cousins, 1998).

Confira as dicas confiáveis e valiosas sobre os cuidados com a postura, ergonomia e conheça os benefícios e vantagens de realizar um tratamento com a Fisioterapia Avançada.

Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapeuta, Especialista em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.


Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

(19) 3212-1140

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Solicitação de Agendamento

Agende uma avaliao!