Oi, gostaria de agendar uma consulta!

Campinas/SP
São Paulo/SP

Nos últimos dias, um vídeo do T1kT0k que mostra um homem tendo contrações musculares intensas por causa de uma cãibra viralizou.

Apesar de a imagem parecer assustadora, o quadro não é incomum, segundo o fisioterapeuta Abnel Alecrim, de Campinas. Cãibras são contrações involuntárias dos músculos que costumam surgir após exercício físico intenso, refeições e até mesmo durante o sono. Elas podem ser bem dolorosas, afirma.

As cãibras musculares aparecem mesmo em pessoas jovens e saudáveis, mas são mais comuns em idosos sedentários. Na maioria das pessoas, elas desaparecem por conta própria e nenhum tratamento é necessário.

Segundo Alecrim, a causa exata do problema é desconhecida. Porém, a prática de exercícios extenuantes e a desidratação provocada pelo desgaste físico e falta de nutrientes podem causar cãibras persistentes.

Se a cãibra for intensa, pode-se fazer uma massagem firme e circular na região afetada. O recomendado é tentar fazer o alongamento dos músculos doloridos e encontrar uma posição que relaxe a musculatura, aconselha.

Segundo o fisioterapeuta, a melhor forma de evitar a cãibra muscular é o alongamento regular, uma boa alimentação e beber água suficiente.

📸 youreclown0

Fonte: PORTAL METRÓPOLES SAÚDE - Intagram

Deixe seu recado:

X