Estalos pelo corpo são normais e só preocupam se vierem acompanhados de dor. Estudos mostram que até 54% das pessoas estalam os dedos. Eles fazem para simplesmente ouvir o som, para aliviar a tensão, nervosismo, estresse e por hábito mesmo.

Os estalos propriamente ditos vêm das articulações. Os estalos que ouvimos nos dedos, pescoço, costas e nos joelhos, por exemplo, normalmente, são bolhas de gás que estouram nas cartilagens das articulações, e geralmente quando se vai além da amplitude de movimento natural.

Estalos pelo corpo são normais e só preocupam se vier acompanhado de dor, inchaço, limitação do movimento como vemos, por exemplo, na artrose.

O barulho pode ser um sinal de doenças nas articulações e até nos ossos. Posturas prolongadas, como, sentar e deitar, sobrecarga, lesões, traumas e fissuras nas articulações e ossos são alguns exemplos de problemas que podem ser indicados pelos estalos, assim como a artrose, doença degenerativa que ataca as cartilagens das juntas provocando desconforto, dor, inflamações e deformações, dificultando e até impossibilitando os movimentos.

Muitas vezes os estalos provocados pela pessoa ocorrem na tentativa de aliviar a tensão, o aperto ou algo que esteja bloqueado e provocando algum desconforto e dor nos músculos e articulações.

O que se quer saber é se esses estalos repetidos diários e por anos podem comprometer a saúde das articulações, bem como, se existe risco de provocar incapacidade funcional e dolorosa futuramente nessas juntas.

O ato de estalar espontaneamente pode estar escondendo um processo adaptativo provocado por uma postura adotada ininterruptamente no dia a dia, como sentar por horas, por exemplo, que poderá provocar dores no futuro.

Em geral um problema nos músculos e articulações se caracteriza pela perda da funcionalidade normal dos músculos e articulações, podendo essa região, ser dolorosa ou não. Essa perda da funcionalidade provocada, por exemplo, por uma tensão ou aperto nos músculos e articulações podem estar por trás dos estalos.

Sendo assim, alguém que estala as articulações, pode estar escondendo um problema musculoesquelético, predispondo a região, a uma lesão com dores no futuro.

Nos casos onde a necessidade do estalo é estimulada pela vontade de sentir um alívio, é importante procurar um fisioterapeuta para identificar a origem do problema. Essa condição em especial, pode ser o resultado de uma lesão promovida na articulação, que está causando os estalos e desconfortos frequentes, e que precisa ser corrigido.

Provocar estalos nas articulações com freqüência pode levar ou não a conseqüências futuras que por enquanto o bom senso mostra que não vale à pena tentar comprovar isso na prática.

Não existem relatos na literatura de pessoas que tenham problemas comprovadamente causados pelos estalos. Estalos pelo corpo são normais e só preocupam se vierem acompanhados de dor.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.


Fique livre das dores musculoesqueléticas. Faça a Fisioterapia Avançada.

-------------------------------------------------------------------------

Olá tudo bem! Para agendamento e para receber gratuitamente as nossas dicas de cuidados com a saúde da coluna, e de prevenção de dor nas costas e irradiada para braços e pernas, nos adicione no WhatsApp.

Agende a sua avaliação: WhatsApp - 19 99796-1213.

.

Deixe seu recado:

Entre em Contato

(19) 3308-6330

(11) 94070-3983

Segunda à Sexta das 8h às 18h.

Lista Vip Doutor Abnel