Oi, gostaria de agendar uma consulta!

Campinas/SP
São Paulo/SP

Cientistas usam truque com mão falsa para revelar como o cérebro entende o corpo.

Este vídeo mostra que a percepção do corpo não se dá apenas por um estímulo ou resposta dele a dor, mas também, envolve o cérebro que percebe o que está ao seu redor como parte do corpo, e reage. Dor é uma experiência sensitiva e emocional desagradável que cada indivíduo aprende a utilizar através das suas experiências anteriores, segundo a International Association for the Study of Pain IASP.

É incrível o que o cérebro pode fazer! A ciência começa a descobrir que a dor crônica pode ser autogerenciada se houver mudança de comportamento dos pacientes. Estudos mostram que a dor crônica pode estar bem mais associada ao cérebro do que a partes do corpo.

A Ciência e a Dor Crônica
Pesquisadores descobriram que mudar as atitudes que provocam medo e evitação do movimento; e também as crenças sobre as causas dos sintomas, podem diminuir a ameaça da dor e fornecer alívio significativo e duradouro do sofrimento de pessoas com dor nas costas crônica.

O Cérebro e a dor crônica
A dor crônica, assim como a depressão crônica, pode modificar a atividade cerebral e, consequentemente, perpetuar-se, diz Leela R. Magavi, MD , psiquiatra de crianças, adolescentes e adultos e diretora médica regional de Psiquiatria Comunitária.

Dor crônica pode mudar nosso cérebro e como lidamos com emoções, diz estudo publicado no jornal European Journal of Pain. O cérebro sofre mudanças significativas quando uma pessoa convive com uma dor persistente ou se torna crônica.

O sucesso com base no quanto uma pessoa se mantém ativa é muito melhor para gerenciar a dor crônica do que pela intensidade da dor, diz estudo.

A maior socialização e relacionamentos interpessoais melhorados, marcam o sucesso no tratamento da dor. A resposta positiva no tratamento da dor crônica se mede pelo quanto uma pessoa é capaz de se manter ativa, e não somente pela intensidade da dor, diz os pesquisadores.

A dor crônica pode provocar dano ao cérebro
O cérebro sofre mudanças significativas quando uma pessoa convive com uma dor persistente ou se torna crônica, diz estudo publicado no jornal European Journal of Pain. Pesquisadores descobriram que a mudança de comportamento do paciente com dor crônica, pode ajudar a restabelecer os danos causados ao cérebro.

Os danos provocados no cérebro ocorrem por experiências associadas a crenças dos pacientes sobre as causas, evitação do movimento por medo e ao valor dado à ameaça da dor.

Tratamento
A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado sobre a sua dor crônica, pode se tratar com sucesso.

O exercício físico é o melhor remédio para controlar, gerenciar ou reabilitar a dor crônica, aguda e incapacidades, segundo a mais antiga e conhecida revista médica do mundo - The Lancet.

Evidências crescentes mostram que os mecanismos de como o cérebro modula a dor e as funções psicológicas da dor, têm papéis importantes no desenvolvimento da dor lombar incapacitante persistente. A dor crônica é surpreendentemente tratável, quando os pacientes se concentram no cérebro, diz estudo publicado na revista JAMA Psychiatry.

No tratamento da dor lombar pesquisadores recomendam o uso de uma estrutura biopsicossocial para orientar um tratamento sem medicamento inicial, incluindo educação que apoie o autogerenciamento, a retomada das atividades e exercícios normais e programas psicológicos para pacientes com sintomas persistentes.

O tratamento baseado na mudança de atitudes dos pacientes sobre as causas e o valor de ameaça da dor, pode proporcionar alívio significativo e duradouro dos pacientes com dor crônica, diz estudo publicado no Jornal científico JAMA Psychiatry.

Dr. Abnel Alecrim, fisioterapeuta, Pós-graduação em Reabilitação Musculoesquelética e Esporte, Campinas, SP, Brasil.

.

.

🚨 AGENDE A SUA CONSULTA ON-LINE (POR VÍDEO | WHATSAPP) OU PRESENCIAL. LIGUE JÁ NO TEL.: 19 3308-6330, ou pelo WhatsApp: https://wa.me/message/PW4QUVXGCCKOP1 - (+55 19 98601-1281).

.

Fique livre das dores na Coluna e irradiada para as pernas e braços. Faça a Fisioterapia Avançada.

.

MAIS INFORMAÇÕES: 👇👇👇

1 - YouTube:
https://www.youtube.com/@PensandoSaudeBr/videos

2 - Instagram:
https://www.instagram.com/drabnel.alecrim/

3 - Facebook:
https://www.facebook.com/PensandoSaude

4 - TikTok:
https://www.tiktok.com/@user958546231352

5 - Twitter:
https://twitter.com/drabnelalecrim

6 - Linkedin:
https://www.linkedin.com/company/3113355/admin/feed/posts/

7 - Site 1:
https://abnelalecrim.com.br/

8 - Site 2:
https://dornacoluna.fst.br/fisioterapia-avancada/metodo-mckenzie.html

9 - Site 3:
https://pensandosaude.com.br/fisioterapia-avancada/metodo-mckenzie.html

Deixe seu recado:

X